Pós-Graduação ABA - Análise do comportamento aplicada para os Transtornos do Espectro do Autismo
Capacite-se com o Instituto Saber Autismo e torne-se um especialista pronto para atuar com excelência e sensibilidade no desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Pós-Graduação em ABA • 360h • Reconhecida pelo MEC
50% de desconto na matrícula • Garantia de 30 dias • 36 meses de acesso
Você busca ir além na sua atuação
profissional?
Precisa de mais ferramentas e conhecimento prático para realmente fazer a diferença na vida de pessoas no Espectro do Autismo? O Instituto Saber Autismo compreende seus desafios e oferece uma formação sólida, ética e aplicável.
Nossa Pós-Graduação foi desenvolvida para te capacitar com confiança e expertise: teoria conectada à prática, estratégias eficazes e impacto real na sua atuação.
Conteúdo Abrangente e Atualizado
Dos fundamentos às estratégias avançadas, com embasamento científico e aplicabilidade prática.
Responsabilidade Ética
Conexão real com a comunidade com autismo e compromisso com práticas humanizadas.
Didática Clara e Acessível
Equipe liderada pela Dra. Maria Claudia Brito, reconhecida por tornar o complexo simples e aplicável.
Pós-Graduação em ABA - Análise do Comportamento Aplicada para os Transtornos do Espectro do Autismo: completa, ética e aplicável
Currículo robusto, professores renomados e foco total na prática para gerar impacto real na sua atuação profissional
5 Cursos extras de bônus
Acesso por 36 meses ao conteúdo
Garantia incondicional de 30 dias
Conteúdo 100% online e flexível
Certificado de 360 horas reconhecido pelo MEC (Faculdade Unypublica)
Nossos alunos comprovam a excelência e o cuidado nas formações da Saber Autismo.
Explore nossos módulos
Conheça nosso corpo docente
Inscreva-se agora e garanta sua vaga com 50% de desconto na matrícula.
P.S. Conhecimento transforma realidades. Junte-se a profissionais que atuam com excelência e acolhimento.
Pronta(o) para começar sua transformação?
Ao enviar, você concorda em receber comunicações sobre o curso. Respeitamos sua privacidade
Aula 1) Introdução aos Conceitos Mais Atuais de Autismo/TEA: DSM 5, CID-11 e CID-10 (TEA = transtorno do espectro do autismo)
Aula 2) Transtorno do Espectro do Autismo- TEA Níveis 1, 2 e 3 de Suporte
Aula 3) Epidemiologia e Etiologia nos TEA: Número de pessoas com Autismo e Causas do Autismo
Aula 4) Instrumentos de Rastreamento de Autismo: ATA - Escala de Avaliação de Traços Autísticos
(ministrado pelo Prof. Dr. Francisco Assumpção)
Aula 1) Introdução: Histórico e Conceitos - Parte 1
Aula 2) Introdução: Histórico e Conceitos - Parte 2
Aula 3) Transtornos do Espectro do Autismo na Vida Adulta: o que é ser Adulto e Mercado de Trabalho
Aula 4) Transtornos do Espectro do Autismo na Vida Adulta: Sexualidade
Aula 5) Transtornos do Espectro do Autismo na Vida Adulta: Independência, Moradias e Envelhecimento - Parte 1
Aula 6) Transtornos do Espectro do Autismo na Vida Adulta: Independência, Moradias e Envelhecimento - Parte 2
Aula 1) Desenvolvimento de Linguagem nos TEA e Relação com a Integração Sensorial
Aula 2) Os Sistemas Sensoriais - Parte 1 (Tato, Paladar e Olfato)
Aula 3) Os Sistemas Sensoriais - Parte 2 (Visão)
Aula 4) Os Sistemas Sensoriais - Parte 3 (Audição, Vestibular e Propriocepção)
Aula 5) Quais são os Componentes da Integração Sensoria
Aula 6) Transtorno do Processamento Sensorial nos TEA - PARTE 1
Aula 7) Transtorno do Processamento Sensorial nos TEA - PARTE 2
Aula 8) Transtorno do Processamento Sensorial nos TEA - PARTE 3
Aula 9) Como Avaliar: Instrumentos Padronizados e Checklist (não padronizado) para usar no seu dia a dia
Aula 1) Cognição Social e Desenvolvimento de Linguagem nos TEA
Aula 2) Atenção Social, Atenção Compartilhada e Desenvolvimento da Linguagem nos TEA
Aula 3) Teoria da Mente (ou Tomada de Perspectiva), Imitação e Desenvolvimento da Linguagem nos TEA
Aula 4) Teoria da Mente, Competência Comunicativa e Narrativas
Aula 5) Teoria da Coerência Central e Desenvolvimento da Linguagem nos TEA
Aula 6) Funções Executivas e Desenvolvimento da Linguagem nos TEA
Aula 1) Introdução e Conceitos Gerais em Genética Clínica nos Transtornos do Espectro do Autismo
Aula 2) Transtornos do Espectro do Autismo Essencial/Multifatorial
Aula 3) Transtornos do Espectro do Autismo Complexo/Sindrômico
Aula 4) Transtornos do Espectro do Autismo: Epigenética e Mensagens Finais
Aula 1) Desenvolvimento da Linguagem Parte 1
Aula 2) Desenvolvimento da Linguagem Parte 2
Aula 3) Desenvolvimento da Linguagem Parte 3
Aula 4) Desenvolvimento da Linguagem Parte 4
Aula 1) Comorbidades - Transtorno do Desenvolvimento Intelectual - Parte 1
Aula 2) Comorbidades - Transtorno do Desenvolvimento Intelectual - Parte 2
Aula 3) Comorbidades: Transtorno do Espectro do Autismo - Parte 1
Aula 4) Comorbidades: Transtorno do Espectro do Autismo - Parte 2
Aula 5) Comorbidades: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Aula 6) Transtornos Mentais e Mutismo Seletivo
Aula 7) Transtorno Opositor Desafiador (TOD)
Aula 8) Síndromes Genéticas
Aula 9) Esquizofrenia Infantil
Aula 10) Depressão Infantil
Aula 11) Transtornos de Linguagem: Parte 1
Aula 12) Transtornos de Linguagem: Parte 2
Aula 13) Transtornos de Linguagem: Parte 3
Aula 14) Transtornos de Linguagem: Parte 4
Aula 1) TEA, Dificuldades e transtornos de Aprendizagem - Parte 1
Aula 2) TEA, Dificuldades e transtornos de Aprendizagem - Parte 2
Aula 3) TEA, Dificuldades e transtornos de Aprendizagem - Parte 3
Aula 4) TEA, Dificuldades e transtornos de Aprendizagem - Parte 4
Aula 5) TEA, Dificuldades e transtornos de Aprendizagem - Parte 5
Aula 6) TEA, Dificuldades e transtornos de Aprendizagem - Parte 6
Tem o objetivo de apresentar as Bases Filosóficas da ABA - Análise do Comportamento Aplicada
Aula 1) O que é ABA - Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo/TEA
Aula 2) 5 Passos da Intervenção no Autismo/Transtorno do Espectro do Autismo baseada em ABA
Aula 3) Conceitos Básicos em Análise do Comportamento
Aula 4) Comportamento Respondente, Comportamento Operante, Reforço, Punição e Extinção - Parte 1
Aula 5) Comportamento Respondente, Comportamento Operante, Reforço, Punição e Extinção - Parte 2
Aula 1) Avaliação Comportamental: o que é , como funciona e quem são os membros da equipe de Intervenção ABA (Supervisor, Coordenador e Aplicador).
Aula 2) Avaliação de Repertório Comportamental:características/sinais de TEA/Autismo
Aula 1) Avaliação Comportamental de Habilidades Básicas: Atenção, Contato Visual, Imitação e Comunicação
Aula 2) Avaliação Comportamental de Habilidades de Autocuidado: Alimentação, Higiene Pessoal, Vestuário e Uso do Banheiro – PARTE 1
Aula 3) Avaliação Comportamental de Habilidades de Autocuidado: Alimentação, Higiene Pessoal, Vestuário e Uso do Banheiro – PARTE 2
Aula 4) Avaliação de Preferências e Reforçadores – PARTE 1
Aula 5) Avaliação de Preferências e Reforçadores – PARTE 2
Aula 6) Avaliação de Preferências e Reforçadores – PARTE 3 (Operante Livre)
Aula 7) Análise e Avaliação Funcional no TEA/Autismo – PARTE 1
Aula 8) Análise e Avaliação Funcional no TEA/Autismo – PARTE 2
Aula 1) Comportamento Verbal - Parte 1
Aula 2) Comportamento Verbal - Parte 2
Aula 3) Comportamento Verbal - Parte 3
Aula 4) Comportamento Verbal - Parte 4
Aula 5) Treino de Comunicação Funcional
VB-MAPP (Verbal Behavior Assessment Milestones and Placement Program
Aula 1) PROTOCOLO VB-MAPP (Verbal Behavior Assessment Milestones and Placement Program) - Parte 1
Aula 2) PROTOCOLO VB-MAPP (Verbal Behavior Assessment Milestones and Placement Program) - Parte 2
Aula 3) PROTOCOLO VB-MAPP (Verbal Behavior Assessment Milestones and Placement Program) - Parte 3
Protocolo de avaliação e sistema de rastreamento de habilidades que pode ser aplicado para Avaliação de Habilidades Básicas de Linguagem e Aprendizagem
Aula 1) Protocolo ABLLS-R - Parte 1: Fundamentos
Aula 2) Protocolo ABLLS-R - Parte 2: Habilidades Básicas
Aula 3) Protocolo ABLLS-R - Parte 3: Linguagem Receptiva
Aula 4) Protocolo ABLLS-R - Parte 4: Linguagem Expressiva
Aula 5) Protocolo ABLLS-R - Parte 5: Habilidades Sociais
Aula 6) Protocolo ABLLS-R - Parte 6: Autoajuda
Aula 7) Protocolo ABLLS-R - Parte 7: Habilidades Acadêmicas
Protocolo de avaliação abrangente utilizado para identificar e desenvolver habilidades práticas e funcionais em pessoas com autismo ou outras do desenvolvimento.
- Socially Savvy: Ferramentas de Avaliação Precisas com base nos princípios da ABA, permitindo uma avaliação detalhada das habilidades sociais.Social Skills Solutions (SSS): é um protocolo baseado na ABA para avaliar e ensinar habilidades sociais, especialmente para indivíduos com desenvolvimento atípico. Ele organiza as habilidades em módulos e fornece um checklist para avaliar o repertório do indivíduo. O SSS também oferece planos de ensino individualizados (PEI) para cada nível de habilidade, com objetivos prioritários e de médio a longo prazo.
Aula 1) Protocolos de Habilidades Sociais - Parte 1
Aula 2) Protocolos de Habilidades Sociais - Parte 2
Aula 3) Protocolos de Habilidades Sociais - Parte 3
Aula 4) Protocolos de Habilidades Sociais - Parte 4
Aula 5) Protocolos de Habilidades Sociais - Parte 5
Aula 1) Plano de Ensino Individualizado (PEI) ou de Intervenção Comportamental (PIC) : início da aplicação e as 8 Dimensões da ABA
Aula 2) Plano de Ensino Individualizado (PEI) ou PIC : Planejamento e Comportamentos-alvo
Aula 3) Plano de Ensino Individualizado (PEI) ou PIC: Critérios para estabelecer comportamentos-alvo, Behavioral Cusps e Objetivos
Aula 4) PEI - Plano Educacional Individualizado ou PIC - Plano de Intervenção Comportamental: estrutura e modelo
Aula 1) Pairing, Construção de Vínculo e Como Conquistar a Atenção com base em ABA
Aula 2) Intervenções baseadas no Antecedente e Momentum Comportamental
Aula 3) Modelagem ou Método das Aproximações Sucessivas
Aula 4) Modelação e Videomodelação
Aula 5) Reforço Diferencial: de Resposta Incompatível (DRI), de Resposta Alternativa (DRA) e de Outras Respostas (DRO)
Aula 6) Dicas - Ajudas - Prompts
Aula 1) Estratégias de Ensino Naturalístico (Ensino Incidental) - PARTE 1
Aula 2) Estratégias de Ensino Naturalístico (Ensino Incidental) - PARTE 2
Aula 3) Estratégias de Ensino Naturalístico (Ensino Incidental) - PARTE 3
Aula 4) Estratégias de Ensino Naturalístico (Ensino Incidental) - PARTE 4
Aula 1) Plano/Programa Terapêutico e Preceitos de Intervenções eficazes nos TEA
Aula 2) Estratégias para desenvolver: Atenção Social, Atenção Compartilhada e Imitação
Aula 3) Importância de Desenvolver a Comunicação Gestual Intencional e Funcional nos TEA
Aula 4) Estratégias para Desenvolver: Contato Visual como Ato Comunicativo e Comunicação Gestual Intencional e Funcional
Aula 5) Estratégias para desenvolver: Vocalização Intencional e Fala funcional
Aula 1) Estratégias Naturalísticas: Plano de Engajamento, Atenção Social e Compartilhada Fase 1 - Avaliação
Aula 2) Estratégias Naturalísticas: Plano de Engajamento, Atenção Social e Atenção Compartilhada Fase 2 - Práticas de Intervenção
Aula 3) Estratégias Naturalísticas: Como conquistar a Atenção Social e a Atenção Compartilhada - Gravação de Aula ao vivo
Aula 1) Estratégias Naturalísticas: Plano Prático de Comunicação Expressiva e Receptiva - FASE 1
Aula 2) Estratégias Naturalísticas: Plano Prático de Comunicação Expressiva e Receptiva - FASE 2
Aula 3) Estratégias Naturalísticas: Plano Prático de Comunicação Expressiva e Receptiva - FASE 2 (Parte 2)
Aula 4) Estratégias Naturalísticas: Plano Prático de Comunicação Expressiva e Receptiva - FASE 2 (Parte 3)
Complementar | Aula 5) Passos para Desenvolver a Fala e a Linguagem no Autismo - Gravação de Aula ao vivo
O módulo tem o objetivo de apresentar o que são e como manejar comportamentos Interferentes ou Comportamentos Problema.
O módulo tem o objetivo de apresentar como se torna um Supervisor em ABA, quais as habilidades necessárias e como fazer gestão de Equipe de forma eficiente e ética.
São aulas ao vivo para o esclarecimento de dúvidas do pós-graduandos. Essas também são gravadas para você acessar por todo seu período de acesso ao curso (3 anos).
Sim! Com certificado de 360 horas emitido pela Faculdade Unypublica.
Sim, 100% online para estudar no seu ritmo e de onde estiver.
Sim, nossa equipe está pronta para apoiar sua jornada de aprendizado.
Com certeza! Foco total na aplicabilidade com exemplos e casos reais.
Você terá 36 meses de acesso a todo o conteúdo da Pós-Graduação.
Saber Autismo e
Dra. Maria Claudia Brito
Paixão por transformar vidas, compromisso com a ética e conexão real com a comunidade. A liderança da Dra. Maria Claudia une experiência prática e acadêmica, tornando o complexo simples, acolhedor e aplicável.
Pós-Graduação ABA - Análise do comportamento aplicada para os Transtornos do Espectro do Autismo
Capacite-se com o Instituto Saber Autismo e torne-se um especialista pronto para atuar com excelência e sensibilidade no desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Pós-Graduação em ABA • 360h • Reconhecida pelo MEC
50% de desconto na matrícula • Garantia de 30 dias • 36 meses de acesso
Você busca ir além na sua atuação
profissional?
Precisa de mais ferramentas e conhecimento prático para realmente fazer a diferença na vida de pessoas no Espectro do Autismo? O Instituto Saber Autismo compreende seus desafios e oferece uma formação sólida, ética e aplicável.
Nossa Pós-Graduação foi desenvolvida para te capacitar com confiança e expertise: teoria conectada à prática, estratégias eficazes e impacto real na sua atuação.
Pós-Graduação em ABA - Análise do Comportamento Aplicada para os Transtornos do Espectro do Autismo: completa, ética e aplicável
Currículo robusto, professores renomados e foco total na prática para gerar impacto real na sua atuação profissional
Conteúdo Abrangente e Atualizado
Dos fundamentos às estratégias avançadas, com embasamento científico e aplicabilidade prática.
Responsabilidade Ética
Conexão real com a comunidade com autismo e compromisso com práticas humanizadas.
Didática Clara e Acessível
Equipe liderada pela Dra. Maria Claudia Brito, reconhecida por tornar o complexo simples e aplicável.
5 Cursos extras de bônus
Acesso por 36 meses ao conteúdo
Garantia incondicional de 30 dias
Conteúdo 100% online e flexível
Certificado de 360 horas reconhecido pelo MEC (Faculdade Unypublica)
Pós-Doutorado em Educação Especial, Doutora em Educação. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (ABA, Análise do Comportamento) pela Unesp/SP, TUDO NA ÁREA DE AUTISMO/TEA e fomentada pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Foi Pesquisadora CNPq SET-Nível A - Inovação e Desenvolvimento Tecnológico dirigido às Intervenções no Autismo (CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Publicações na área de autismo: Artigos, capítulos de livros, livros e dezenas de trabalhos para eventos nacionais e internacionais.
Coordenadora
Dra. Maria Claudia Brito
Professor Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da USP; Doutorado e Pós doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC/SP. Membro colaborador da Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da Academia de Medicina de São Paulo, coordenador do departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Associação Brasileira de Psiquiatria, titular da cadeira n 17 da Academia Paulista de Psicologia e professor associado do Instituto de Psicologia da USP/SP.
Dr. Francisco Baptista Assumpção Junior
Professor destaque
Docente e Pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Pós-Doutorado, California State University (System), CSU System, Estados Unidos. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Psicólogo. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Membro do Corpo Editorial da Revista Científica Internacional BEHAVIOR AND SOCIAL ISSUES, das Revistas científicas: "Revista Brasileira de Análise do Comportamento" e da Revista "Perspectivas em Análise do Comportamento". Revisor de diversas revistas científicas na área e diversos livros, capítulos de livros e artigos científicos.
Dr. Alexandre Dittrich
Professora Titular da UNESP/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da UNESP/SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA do Departamento de Fonoaudiologia da UNESP/SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Membro do Collegio dei Docenti del Corso di Dottorato in Formazione, Patrimonio Culturale e Territori presso l’Università di Macerata, Macerata, Itália (2019 até a presente data). Coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia Educacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Gestões 2017-2019, 2020-2022, 2023-2025. Presidente da Comissão de Educação do Conselho Regional de Fonoaudiologia, CREFONO, 2ª Região, Gestão 2022-2025.
Dra. Simone Aparecida Capellini
Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com bolsa CAPES/PRINT de doutorado sanduíche pela Birmingham University - UK. Especialista em Clínica Analítico Comportamental pelo Núcleo Paradigma. Psicóloga. Formação em Acompanhamento Terapêutico pelo AMBAN - HC/USP. Experiência clínica com crianças, adolescentes e adultos. Supervisora na Nexo Intervenção Comportamental. Atua com crianças, adolescentes e adultos com transtornos de desenvolvimento, supervisão de profissionais, além de palestras e cursos relacionados à Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Dra. Luciana Coltri e Silva
Docente da UNESP/SP. Doutora em Linguística pela USP/SP. Membro do Grupo de Pesquisa GEPADI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades e desenvolvimento Infantil. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Linguagem Infantil - LEALI. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/ São Paulo.
Dra. Andréa Regina Nunes Misquiatti
Dra. Cândice da Silva e Lima
Doutora em Educação Especial (UFSCar). Mestrado em Educação Especial (UFSCar). Especialista em Linguagem (SBFa). Possui experiência em intervenção precoce nos Transtornos do Espectro Autista e práticas baseadas em evidência na área da Comunicação Alternativa Ampliada. Realiza supervisões, mentorias e consultorias na área da Educação Especial, com ênfase nos Distúrbios da Comunicação. Fonoaudiologia, CREFONO, 2ª Região, Gestão 2022-2025.
Docente da UNESP/SP. Doutora em Linguística pela USP/SP. Membro do Grupo de Pesquisa GEPADI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades e desenvolvimento Infantil. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Linguagem Infantil - LEALI. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/ São Paulo.
Dra. Andréa Regina Nunes Misquiatti
Dr. Rodrigo Ambrosio Fock
Cláudio Sarilho
Médico Especialista em Genética Médica pela UNIFESP. Mestre Profissional em Tecnologias e Atenção à Saúde pela UNIFESP. Especialista em Genética Médica pela Sociedade Brasileira de Genética Médica. Coordenador Médico da Clínica GeneOne HealthCare, do Grupo DASA. Médico Geneticista do Centro de Genética Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro da Sociedade Brasileira de Genética Médica. Diretor de Ética Médica da Sociedade Brasileira de Genética Médica (2016-2018).
Ms. Julia Tognozzi
Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo instituto Lahmiei (UFSCar). Analista do Comportamento. Fonoaudióloga pela USP. Supervisora no Núcleo Travessia. Tem experiência em supervisão de casos e equipes em intervenções de pessoas neurodivergentes e com dificuldades na comunicação e em comunicação aumentativa e alternativa.
Psicólogo, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA (IEPSIS - Grupo Método), Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP), supervisor credenciado internacionalmente pelo Qualified Applied Behavior Analysis Credentialing Board (QABA) e Board Certified Behavior Analyst (BCBA).
Depoimentos de quem viveu a transformação
Nossos alunos comprovam a excelência e o cuidado nas formações da Saber Autismo.
Pós-Doutorado em Educação Especial, Doutora em Educação. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (ABA, Análise do Comportamento) pela Unesp/SP, TUDO NA ÁREA DE AUTISMO/TEA e fomentada pela FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Foi Pesquisadora CNPq SET-Nível A - Inovação e Desenvolvimento Tecnológico dirigido às Intervenções no Autismo (CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Publicações na área de autismo: Artigos, capítulos de livros, livros e dezenas de trabalhos para eventos nacionais e internacionais.
Coordenadora
Dra. Maria Claudia Brito
Professor Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da USP; Doutorado e Pós doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC/SP. Membro colaborador da Associação Brasileira de Psiquiatria, membro da Academia de Medicina de São Paulo, coordenador do departamento de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Associação Brasileira de Psiquiatria, titular da cadeira n 17 da Academia Paulista de Psicologia e professor associado do Instituto de Psicologia da USP/SP.
Dr. Francisco Baptista Assumpção Junior
Professor destaque
Docente e Pesquisador da Universidade Federal do Paraná. Pós-Doutorado, California State University (System), CSU System, Estados Unidos. Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Psicólogo. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Membro do Corpo Editorial da Revista Científica Internacional BEHAVIOR AND SOCIAL ISSUES, das Revistas científicas: "Revista Brasileira de Análise do Comportamento" e da Revista "Perspectivas em Análise do Comportamento". Revisor de diversas revistas científicas na área e diversos livros, capítulos de livros e artigos científicos.
Dr. Alexandre Dittrich
Professora Titular da UNESP/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da UNESP/SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA do Departamento de Fonoaudiologia da UNESP/SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Membro do Collegio dei Docenti del Corso di Dottorato in Formazione, Patrimonio Culturale e Territori presso l’Università di Macerata, Macerata, Itália (2019 até a presente data). Coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia Educacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Gestões 2017-2019, 2020-2022, 2023-2025. Presidente da Comissão de Educação do Conselho Regional de Fonoaudiologia, CREFONO, 2ª Região, Gestão 2022-2025.
Dra. Simone Aparecida Capellini
Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com bolsa CAPES/PRINT de doutorado sanduíche pela Birmingham University - UK. Especialista em Clínica Analítico Comportamental pelo Núcleo Paradigma. Psicóloga. Formação em Acompanhamento Terapêutico pelo AMBAN - HC/USP. Experiência clínica com crianças, adolescentes e adultos. Supervisora na Nexo Intervenção Comportamental. Atua com crianças, adolescentes e adultos com transtornos de desenvolvimento, supervisão de profissionais, além de palestras e cursos relacionados à Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Dra. Luciana Coltri e Silva
Dra. Cândice da Silva e Lima
Doutora em Educação Especial (UFSCar). Mestrado em Educação Especial (UFSCar). Especialista em Linguagem (SBFa). Possui experiência em intervenção precoce nos Transtornos do Espectro Autista e práticas baseadas em evidência na área da Comunicação Alternativa Ampliada. Realiza supervisões, mentorias e consultorias na área da Educação Especial, com ênfase nos Distúrbios da Comunicação. Fonoaudiologia, CREFONO, 2ª Região, Gestão 2022-2025.
Docente da UNESP/SP. Doutora em Linguística pela USP/SP. Membro do Grupo de Pesquisa GEPADI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividades e desenvolvimento Infantil. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Linguagem Infantil - LEALI. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/ São Paulo.
Dra. Andréa Regina Nunes Misquiatti
Médico Especialista em Genética Médica pela UNIFESP. Mestre Profissional em Tecnologias e Atenção à Saúde pela UNIFESP. Especialista em Genética Médica pela Sociedade Brasileira de Genética Médica. Coordenador Médico da Clínica GeneOne HealthCare, do Grupo DASA. Médico Geneticista do Centro de Genética Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro da Sociedade Brasileira de Genética Médica. Diretor de Ética Médica da Sociedade Brasileira de Genética Médica (2016-2018).
Dr. Rodrigo Ambrosio Fock
Cláudio Sarilho
Ms. Julia Tognozzi
Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC/SP. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo instituto Lahmiei (UFSCar). Analista do Comportamento. Fonoaudióloga pela USP. Supervisora no Núcleo Travessia. Tem experiência em supervisão de casos e equipes em intervenções de pessoas neurodivergentes e com dificuldades na comunicação e em comunicação aumentativa e alternativa.
Psicólogo, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA (IEPSIS - Grupo Método), Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento (PUC-SP), supervisor credenciado internacionalmente pelo Qualified Applied Behavior Analysis Credentialing Board (QABA) e Board Certified Behavior Analyst (BCBA).
Cláudio Sarilho
Saber Autismo e
Dra. Maria Claudia Brito
Paixão por transformar vidas, compromisso com a ética e conexão real com a comunidade. A liderança da Dra. Maria Claudia une experiência prática e acadêmica, tornando o complexo simples, acolhedor e aplicável.